body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Masculino e feminino”: políticos celebram fala de Trump sobre gênero

Trump prometeu a extinção de programas de diversidade e alteração em políticas sobre gênero nos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Graeme Jennings-Pool/Getty Images
Foto - posse - Donald Trump 9
1 de 1 Foto - posse - Donald Trump 9 - Foto: Graeme Jennings-Pool/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no primeiro discurso ao ser reconduzido à Casa Branca, nesta segunda-feira (20/1), declarou que irá acabar com os programas de diversidade do país e mudar políticas de gênero. O posicionamento do político norte-americano está sendo comemorado no Brasil por políticos conservadores e ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Esta semana, também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar sociedade que não enxergará duas cores e será baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros: masculino e feminino”, discursou Trump.

O que aconteceu:

  • Donald Trump foi empossado nesta segunda como o 47º presidente dos Estados Unidos.
  • Um dos pontos de seu discurso foi contra programas de diversidade e em defesa da existência de dois gêneros, o masculino e o feminino.
  • O discurso está sendo bem recebido por políticos conservadores no Brasil. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, chamou o discurso de “revolução do senso comum”.

Ainda no ano ado, durante uma conferência para jovens conservadores norte-americanos, Trump já havia dito que iria “deter” o que classificou de “loucura transgênero”.

“ei ordens executivas para acabar com a mutilação sexual infantil e tirar os transgêneros do Exército e das nossas escolas dos ensinos fundamental e médio”, afirmou Trump, em dezembro de 2024.

Reação no Brasil

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que viajou para os Estados Unidos para acompanhar a posse de Trump, comemorou a declaração do novo presidente norte-americano e elogiou o discurso do político.

“Restaurar a liberdade de expressão, fim da perseguição política, fim da agenda woke da ideologia de gênero, gestão eficiente do estado, e seu maior legado, ser um ‘peacemaker’ agente da paz, e inspirar a iração do mundo por ser a nação mais forte e próspera. Esses apenas uns aspectos. Que discurso!”, escreveu Bia Kicis na rede social X.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais nomes contra políticas para pessoas trans, chamou o discurso de Trump de “revolução”. “A revolução do senso comum”, pontuou o político mineiro, em postagem em inglês. “Masculino e feminino – Nikole estava certa”, escreveu ele, em outra postagem, fazendo referência a um discurso que fez na Câmara ironizando uma mulher trans.

A também deputada Adriana Ventura (Novo-SP) elencou como ponto principal da posse o reconhecimento de apenas dois gêneros por Donald Trump.

“Trump, em seu discurso, ressaltou que revogará todos os atos de governo que sejam base para prática de censura nos EUA. Comprometo-me a revelar documentos mantidos em segredo também. As bases de uma democracia são exatamente essas: liberdade de expressão, de imprensa e transparência”, complementou a parlamentar do Novo sobre o discurso de Trump.

O gênero, segundo acadêmicos, está relacionado aos papéis sociais atribuídos as pessoas pela sociedade com base no sexo biológico.

O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi autorizado a participar da posse de Trump. Ele chegou a pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a devolução do aporte e autorização para viajar aos Estados Unidos, mas ambas as solicitações foram negadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?