body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula e Boric defendem “autonomia” em meio a guerra comercial de Trump

Reunidos, os presidentes do Brasil e do Chile criticaram as políticas protecionistas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
gabriel boric presidente do chile visita lula - Metrópoles
1 de 1 gabriel boric presidente do chile visita lula - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Chile, Gabriel Boric, defenderam a integração entre países sul-americanos frente à guerra comercial travada entre Estados Unidos e China. O chefe de Estado chileno foi recebido pelo petista no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (22/4)

Em declaração à imprensa após a reunião, Boric ressaltou a importância de manter os laços diplomáticos em meio ao clima de incerteza econômica no mundo.

9 imagens
Presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita a Brasília
1 de 9

Lula e o presidente do Chile, Gabriel Boric

Ricardo Stuckert / PR
2 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 9

Presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita a Brasília

Ricardo Stuckert / PR
5 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
7 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
8 de 9

Lula e Boric se reuniram no Palácio do Planalto

Ricardo Stuckert / PR
9 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

“Hoje, em um cenário de incerteza mundial — principalmente em matéria econômica. mas não se limita somente a isso —, é mais importante do que nunca reafirmar nosso vínculo e dizer que aqui, na América do Sul, somos países amigos, e vamos seguir trabalhando juntos na defesa de princípios que nos importam, para o Chile e para o mundo: a democracia, o multilateralismo e a importância da liberdade de comércio em benefício dos nossos povos”, destacou.

“O Chile está contra uma guerra comercial, contra a politização arbitrária do comércio e defendemos com muita força nossa autonomia estratégica no mundo, tendo relações com diferentes países e regiões, sem ter de escolher entre um e outro”, complementou.

Na mesma linha, Lula criticou o protecionismo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que quer ter relação com o país norte-americano da mesma forma que com a China.

“Você [Boric] não quer guerra fria, eu não quero guerra fria. Eu não quero fazer opção entre os EUA ou a China. Eu quero ter relações com os Estados Unidos e a China. Não quero ter preferência entre um e outro. Quem tem de ter preferência são os meus empresários que querem negociar. Eu quero negociar com todo mundo. Quero vender e comprar, fazer parceria”, ressaltou.

Durante o encontro, os líderes participaram da de atos nas áreas de segurança pública, cultura, defesa, agricultura, ciência e tecnologia, entre outros. Depois, seguiram para um almoço no Palácio Itamaraty.

A viagem marca o Dia da Amizade entre as nações, celebrado em 22 de abril, data em que foram estabelecidas as relações diplomáticas entre Brasil e Chile.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?