body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lei anti-Oruam: até onde a letra é arte e quando vira apologia

Oruam ficou em evidência nos ultimos dias após vereadores protocolarem um projeto de lei de nomeado de “lei anti-Oruam”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Foto colorida de homem, Oruam com tatuagens e de cabelos presos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem, Oruam com tatuagens e de cabelos presos - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

As recentes polêmicas envolvendo o rapper Oruam colocaram o cantor em evidência nos últimos dias. O artista carioca ficou a tarde da última quinta-feira (20/2) detido na delegacia após ser abordado em uma blitz da Polícia Militar na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Além disso, o filho de Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, também está no centro das atenções devido ao projeto de lei nomeado de “Lei anti-Oruam”.

O PL levantou questões sobre a linha tênue entre liberdade artística e apologia. Historicamente, gêneros como funk e rap retratam nas letras das músicas a realidade dos artistas, que em muitas vezes cresceram na periferia e tiveram o crime como uma realidade palpável.  O advogado e mestre em direito penal pela Universidade de Brasília (UnB) Pedro Porto esclarece que é impossível chegar a um definição de arte universalmente aceita, o que dificulta uma conceituação jurídica exata sobre o que é a liberdade de expressão artística, assegurada no art. 5º, IX, da CF.


O que é apologia?

  • Apologia ao crime consiste num incentivo, num estímulo consciente à repetição de uma prática criminosa. Ou ainda, num elogio ao criminoso por ter praticado a ação criminosa, por sua competência ou motivação na execução do crime.
  • A pessoa que pratica a apologia ao crime visa instigar efetivamente a repetição de uma prática criminosa.

Para Porto, a expressão da arte pode ser crítica, polêmica, até mesmo agressiva na visão de determinados grupos, sem que isso configure um incentivo direto à prática criminosa.

“Não é a mera menção a determinado crime numa música, nem mesmo a defesa de alguma figura criminosa que implicará o crime de apologia. Até mesmo o elogio a determinado atributo de um criminoso não é suficiente para se configurar tal crime, exemplo: um filho que fala de como o pai, preso, era importante, dedicado à família e é vítima de uma injustiça”, aponta o advogado Pedro Porto.

O especialista em direito penal analisa que para diferenciar liberdade artística de apologia é preciso questionar se a obra artística produzida e publicada pelo artista visa instigar a prática criminosa ou enaltecer determinado criminoso pela execução de determinado crime. “Proibir antecipadamente determinada manifestação artística, especialmente por meio do direito penal, é censura prévia não itida no direito brasileiro, como já tratou o STF no julgamento da ADPF 130. O art. 220 da Constituição Federal apresenta mecanismos alternativos à censura prévia, como direito de resposta, pretensão indenizatória e, até mesmo, a posterior remoção de conteúdo”, afirma.

Visão distorcida da música

Com diversos artigos escritos sobre censura na música, o professor de musicologia Carlos Palombini explana que a tentativa de criminalizar a arte se baseia em ideias ultraadas e em uma visão distorcida do papel da arte. O especialista esclarece que a visão de que o artista expressa sua verdade pessoal em sua obra vem de uma ideia antiga, do século XIX, em que se acreditava que a música era um reflexo direto das experiências do compositor. No entanto, ele explica que a arte é, na verdade, uma representação, e o artista pode assumir diferentes personagens em sua música.

7 imagens
Oruam foi preso nesta quinta-feira (20/2)
Lei anti-Oruam: projeto começa a tramitar na Câmara do Rio de Janeiro
Oruam ficou em silêncio durante interrogatório após ser preso no RJ
Oruam é filho de Marcinho VP, preso e condenado por tráfico de drogas e homícido
Na sequência, o rapper aproveitou para fazer um questionamento nas redes sociais
1 de 7

Oruam, rapper preso no RJ, foi indiciado por dois crimes; saiba quais

Instagram/Reprodução
2 de 7

Oruam foi preso nesta quinta-feira (20/2)

Reprodução/Instagram @oruam
3 de 7

Lei anti-Oruam: projeto começa a tramitar na Câmara do Rio de Janeiro

Redes sociais
4 de 7

Oruam ficou em silêncio durante interrogatório após ser preso no RJ

Redes sociais
5 de 7

Oruam é filho de Marcinho VP, preso e condenado por tráfico de drogas e homícido

Redes sociais
6 de 7

Na sequência, o rapper aproveitou para fazer um questionamento nas redes sociais

Reprodução/Instagram
7 de 7

Oruam

“Isso é comum, por exemplo, no proibidão, estilo de funk em que o MC pode dar a voz a um assaltante ou chefe do tráfico sem que isso represente suas próprias ações ou intenções. O problema, é que muita das vezes as letras são tiradas de seu contexto e usadas como prova judicial, como se fossem confissões de crimes ou manifestações de apoio a atos ilegais, desconsiderando o fato de que o funk ou rap é uma expressão legítima de arte e também de crítica social”, destaca Palombini.

O especialista em musicologia acredita que transformar essas manifestações em crime seria inconstitucional, já que a Constituição Federal de 1988 proíbe qualquer outro tipo de censura prévia. No entanto, Palombini alerta o risco da autocensura, “A simples ameaça de ser processado pode fazer com que artistas evitem abordar certos temas, prejudicando a liberdade de criação e empobrecendo a diversidade cultural”, disse.

Além disso, o especialista aponta que a aprovação de leis que tentam censurar artistas pode prejudicar diretamente a liberdade de expressão e também limitar o mercado cultural, criando dificuldades para que músicos sejam contratados ou consigam realizar shows. Na visão de Carlos Palombini, o verdadeiro desafio é compreender que a arte não deve ser tratada como um reflexo direto das ações ou intenções do artista, mas sim como um espaço de representação simbólica e de crítica social.

“Criminalizar essas manifestações não resolve o problema da violência e ainda ameaça um dos direitos mais fundamentais em uma sociedade democrática: a liberdade de expressão”.

Sobre a lei anti-Oruam

No Rio de Janeiro, os vereadores Pedro Duarte (Novo) e Talita Galhardo (PSDB) apresentaram, no último dia 17, projeto de lei que visa impedir que recursos públicos sejam utilizados para financiar shows e eventos abertos ao público infantojuvenil nos quais haja expressões que incetivem o crime organizado.

Em janeiro, a vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) apresentou um projeto semelhante na Câmara Municipal de São Paulo. No Congresso Nacional, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) também protocolou um PL com o mesmo objetivo, mas voltado para contratos do governo federal.

O nome “lei anti-Oruam” faz referência ao cantor, filho do criminoso Marcinho VP, que ficou conhecido por músicas que abordam temas como tráfico de drogas e crime organizado.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?