body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça marca julgamento contra presídio para indígenas na ditadura

MPF alega que os governos militares desrespeitaram as instituições indígenas, com expulsão de comunidades e destruição de culturas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida - filmes produzidos por artistas indígenas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - filmes produzidos por artistas indígenas - Metrópoles - Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) marcou para terça-feira (8/4) o julgamento da ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) em que pede reparação aos danos causados pela ditadura militar ao povo Krenak.

Durante os governos militares foi construído o Reformatório Krenak, um presídio para receber indígenas durante os anos de chumbo. Localizado no município de Resplendor, em Minas Gerais, o local recebeu povos de diversas etnias e de diferentes regiões do país.

Segundo o MPF, a ditadura desrespeitou as instituições indígenas, com uma sistemática expulsão de indígenas de terras, além da destruição biológica e cultural das comunidades tradicionais.

O órgão solicita um pedido de desculpas ao povo Krenak pelas “graves violações de direito perpetradas contra esta etnia durante a ditadura militar” e a condenação solidária da União, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Estado de Minas Gerais e da Fundação Rural Mineira.

“O período autoritário foi marcado pelo extermínio, trabalho forçado, tortura, remoções forçadas e intensa desagregação social de várias etnias, provocados pela omissão e pela ação direta do Estado brasileiro”, alega o Ministério Público.

Conforme relatos do MPF, os indígenas eram punidos com violência física e psicológica, além de serem submetidos a trabalhos forçados e impedidos de manter viva a cultura ancestral e autonomia.

União, Funai e MG são condenados por campo de concentração indígena na ditadura

Abusos sexuais

Em depoimento ao MPF, Dejanira Krenak contou detalhes de como era a vida dentro do presídio indígena, onde mulheres eram vítimas de abusos sexuais diários pelos militares.

“Muitas mulheres foram abusadas sexualmente. Duas delas foram Julieta e Martinha. Eram abusadas por todos os militares e voltaram para a terra delas, no Bananal, em Goiás. Ouviu falar que o Capitão Pinheiro abusava de Julieta. Ela não podia falar nada, não podia conversar nada com ninguém, senão era castigada e apanhava de cassetete”, contou Dejanira.

O Presídio Krenak foi criado em 1969, dentro da Terra Indígena Krenak, demarcados pelo Estado de Minas Gerais em 1920. No entanto, a comunidade teve o território invadido por fazendeiros durante a ditadura militar e foram remanejados para a Fazenda Guarani, situada no município de Carmésia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?