body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Itamaraty confirma reunião do Brics no Rio de Janeiro em julho

Brasil assumiu a presidência do Brics em 1º de janeiro e irá sediar o encontro dos líderes que compõem o grupo de cooperação econômica

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
bandeira do brasil no Corcovado, Rio de Janeiro
1 de 1 bandeira do brasil no Corcovado, Rio de Janeiro - Foto: Getty Images

O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira confirmou, neste sábado (15/2), que o Rio de Janeiro irá sediar o encontro da Cúpula dos Brics, em julho. O encontro dos líderes mundiais que fazem parte do grupo de cooperação econômica está previsto para 6 e 7 de julho.


Entenda

  • O encontro de cúpula do Brics será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho.
  • Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos novos membros Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
  • A presidência brasileira tem como foco a cooperação do sul global e parcerias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
  • Em 2024, o Rio de Janeiro também sediou a Cúpula do G20, reunindo líderes das 20 maiores economias do mundo.

O Brasil assumiu a presidência do Brics em 1º de janeiro. O grupo é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas conta com membros recém-itidos, como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

“Receberemos na cidade do Rio de Janeiro chefes de Estados dos países dos 20 países que integram o Brics, nas duas categorias de membros plenos e parceiros. Em que vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento de todos esses países”, disse Mauro Vieira em um vídeo publicado por Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro.

Confira:

A presidência do Brasil no Brics tem duas prioridades: cooperação do sul global e parcerias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Como país anfitrião, o Brasil deve organizar e coordenar reuniões do grupo que compõe o Brics para debater as prioridades da presidência. São previstas mais de 100 reuniões, entre fevereiro e julho deste ano.

A Cúpula do Brics, que conta com a presença dos chefes de Estado e governo, ocorrerá no Rio de Janeiro. O mandato brasileiro se encerra em 31 de dezembro de 2025.

No ano ado, o Rio de Janeiro sediou a Cúpula do G20, com a presença de líderes das 20 maiores economias do mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?