body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governador do RS descarta suspeita de infecção humana de gripe aviária

Funcionário apresentou sintomas gripais após contato com aves infectadas em granja de Montenegro (RS). Teste deu negativo para a infecção

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Nova/Especial Metrópoles
governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante entrevista no estúdio Metrópoles Força Nacional - Metrópoles
1 de 1 governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante entrevista no estúdio Metrópoles Força Nacional - Metrópoles - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD-RS) descartou, na tarde desta terça-feira (20/5), a suspeita de infecção humana de gripe aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro (RS). Segundo ele, a Secretaria de Saúde confirmou que o teste deu negativo para a infecção.

O trabalhador foi isolado, após apresentar sintomas gripais compatíveis com a gripe aviária. Ele teve contato direto com aves infectadas pelo vírus H5N1. A amostra coletada foi encaminhada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Veja:

Ministério da Saúde: “Não há outros casos suspeitos”

O Ministério da Saúde, em nota, reforçou que a infecção foi descartada. “Na tarde desta terça-feira (20/05), a Fiocruz, laboratório de referência para este tipo de análise, confirmou que o teste para a doença deu negativo. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no Brasil”, destacou a pasta.

O exame PCR feito no trabalhador deu negativo para qualquer tipo de influenza.

O ministério ainda frisou que risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. “Desta forma, a medida preventiva mais eficaz é evitar o contato com aves mortas ou doentes”, completa.

Na semana ada, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no país, em Montenegro (RS). Após o caso, oito países — entre eles, a China e a Argentina — e a União Europeia suspenderam a importação de carne de aves do Brasil. Nesta semana, o Japão anunciou a suspensão parcial de importações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?