Gilmar Mendes saúda Zé Gotinha e diz que 7/9 tem “novo significado”
O ministro do STF publicou uma foto do famoso personagem de incentivo à vacinação nas redes sociais e criticou a gestão de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se manifestou nas redes sociais, nesta quinta-feira (7/9), após os desfiles cívicos de Brasília, para saudar o Zé Gotinha e fazer críticas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o magistrado, “o 7 de Setembro ganha novo significado”.
A postagem, acompanhada com uma foto do famoso personagem de incentivo à vacinação, foi feita no X (ex-Twitter).
“Após tudo que se viu e viveu nos últimos tempos, o 7 de Setembro ganha novo significado. A data convida-nos a cuidar de nossa independência interna: o Brasil e suas cores não podem ser sequestrados por movimento político-ideológico nenhum”, escreveu.
Sem citar o ex-presidente, Gilmar afirma que a data “jamais poderia ser usada para incitar o ódio e promover a divisão do país (tudo financiado por setores que obviamente lucraram com isso)”. Durante o mandato, Bolsonaro usou o 7 de Setembro como palco político.
Neste ano, porém, após quatro anos de politização da data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscou fazer um contraponto às celebrações sob a gestão de Bolsonaro, retomando o caráter cívico e nacional da cerimônia.
Ao contrário do antecessor, que marcou as últimas festas da Independência com discursos inflados por retórica política e ideológica, além de ataques a outras instituições, Lula não pretende fazer declarações durante o evento.
O titular do Planalto fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite da véspera, em 6 de setembro. O petista disse que a data “não será um dia de ódio nem de medo, e sim de união”.
Lula sobre o 7/9: “Não será dia de ódio nem de medo, e sim de união”