Eleições 2022: Clécio Luís é eleito governador do Amapá (AP)
Clécio derrotou o candidato do PSD ao governo do estado, Jaime Nunes, no primeiro turno das eleições
atualizado
Compartilhar notícia

O professor e ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) foi reeleito, neste domingo (2/10), governador do Amapá pelos próximos quatro anos. Após obter a maioria dos votos válidos ainda no primeiro turno, Clécio assume o Palácio do Setentrião no lugar do atual governador Waldez Goés (PDT).
Clécio Luís, agora governador do estado, derrotou nas urnas os candidatos Jaime Nunes (PSD), Gesiel de Oliveira (PRTB), Gianfranco Gusmão (PSTU), Gilvam Borges (MDB) e Jairo Palheta (PCO).
Clécio Luís nasceu em 8 de abril de 1972, em Belém (PA). Ele é professor de ensino médio formado em Geografia e iniciou a carreira política como vereador de Macapá, em 2005.
O candidato se elegeu em 2012 como prefeito da mesma cidade e seguiu por dois mandatos consecutivos, até 2020.
Eleição 2022
Realizado em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.