body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

LDO prevê que PIB crescerá 2,5% e inflação será de 3,5% em 2026

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é usada como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem ilustrativa de bandeira do Brasil e cédulas do real - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa de bandeira do Brasil e cédulas do real - Metrópoles - Foto: Getty Images

A equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,5% no próximo ano. A estimativa faz parte do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, enviado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (15/4).

No recorte de outros parâmetros macroeconômicos, a projeção para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é mais otimista. Para o governo, o IPCA será de 3,50% no acumulado de 2026.


O que é a LDO?

  • A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um documento que estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte, ou seja, o Orçamento Federal.
  • A LDO também determina o nível de equilíbrio geral entre receitas e despesas, ou seja, a meta fiscal para o ano seguinte que deverá ser seguida pelo Executivo.
  • Outro ponto que consta na LDO é a proposta de salário mínimo para o exercício seguinte, bem como as projeções para o crescimento do país (Produto Interno Bruto), inflação e taxa de juros (a Selic).
  • O documento traça as regras para execução das despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • Além disso, a LDO autoriza o aumento de despesas com pessoal — pagamentos feitos a servidores públicos (ativos e inativos) e pensionistas.

PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, e uma queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

Na LDO, o governo federal estima um avanço de 2,5% em 2026 e um leve crescimento nos próximos anos. Além disso, mostra que é esperada uma desaceleração no crescimento do PIB de 2025, após alta de 3,4% em 2024.

Confira as projeções:

  • 2025: 2,31%
  • 2026: 2,50%
  • 2027: 2,59%
  • 2028: 2,56%
  • 2029: 2,59%

IPCA

A equipe econômica voltou a projetar a inflação dentro da meta inflacionária em 2026. No documento, o governo federal também assume que a meta será descumprida neste ano, com IPCA acumulado de 4,90% — bem acima do teto da meta.

Para 2025 e 2026, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu a inflação anual em 3%, com variação de 1,5 ponto percentual – isto significa, com piso de 1,5% e teto de 4,5%. Ela será considerada cumprida se oscilar dentro desse intervalo de tolerância.

A LDO prevê que a inflação ultraará os limites da meta neste ano, mas que no exercício seguinte ficará acomodada dentro do intervalo de tolerância. Veja as previsões a seguir:

  • 2025: 4,90%
  • 2026: 3,50%
  • 2027: 3,10%
  • 2028: 3%
  • 2029: 3%

Vale destacar que, a partir deste ano, a meta de inflação é contínua, e não mais por ano-calendário. Ou seja, o índice é apurado mês a mês. Se o IPCA acumulado em 12 meses ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.

Selic

O governo Lula (PT) também fez projeções para a taxa básica de juros, a Selic. A estimativa da equipe econômica é que a taxa Selic fique em 14% ao ano, no fim de 2025, e em 12,56% ao ano, no fim de 2026.

No PLDO, a expectativa é que a taxa de juros comece a cair a partir do próximo ano, indo de 12,56% para 7,27% em 2029.

Confira as demais estimativas:

  • 2025: 14% ao ano
  • 2026: 12,56% ao ano
  • 2027: 10,09% ao ano
  • 2028: 8,27% ao ano
  • 2029: 7,27% ao ano

Atualmente, a taxa Selic é de 14,25% ao ano. No entanto, um novo aumento ainda está no radar. Isso porque na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o colegiado do BC indicou que o ciclo de aperto monetário “não está encerrado”, mas frisou que o próximo aumento “seria de menor magnitude”.

Tramitação no Congresso Nacional

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é apresentada e votada no início do ano, enquanto a Lei Orçamentária da União (LOA), o Orçamento Federal, é apreciada no segundo semestre.

Inicialmente, a LDO será encaminhada para a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), formada por deputados e senadores, responsável por emitir parecer sobre o documento. Vale lembrar, que os parlamentares são aptos para fazer qualquer tipo de alteração na peça sugerida pelo governo.

Depois de ar pela CMO, o projeto orçamentário é apreciado pelo Congresso Nacional em sessão conjunta. Com a aprovação, o texto é enviado ao presidente da República para sanção ou veto, parcial ou total.

O projeto precisa ser votado e aprovado até 17 de julho. Isso porque não haverá recesso parlamentar no meio do ano, caso a LDO não seja aprovada no Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?