Desemprego cai nos EUA, e país gera 528 mil vagas de trabalho em julho
Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (5/8), dentro do relatório de empregos norte-americano conhecido como “payroll”
atualizado
Compartilhar notícia

A semana termina com uma boa notícia na economia dos Estados Unidos. Os norte-americanos criaram 528 mil vagas de emprego em julho, patamar acima do esperado.
Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (5/8), dentro do relatório de empregos americano conhecido como “payroll”, elaborado pelo Departamento do Trabalho.
O relatório de julho indicou a criação de 528 mil vagas de trabalho não agrícolas em julho, número bem acima da expectativa do mercado, que girava em torno de 250 mil.
O ganho salarial médio por hora trabalhada subiu 5,2% em julho ante o mesmo mês do ano ado. No mês, ocorreu avanço de 0,5%.
A taxa de desemprego teve recuo de 3,6% para 3,5%. Esperava-se que a taxa ficasse no mesmo patamar.
Para analista do mercado, os dados mostram que a oferta de trabalho está bastante aquecida, e devem forçar o Federal Reserve, Banco Central do país, a continuar subindo de forma mais intensa a taxa de juros para controlar a inflação.
Panorama
A economia norte-americana vem acumulando sucessivos índices negativos nos últimos meses, como a inflação, que é o aumento geral de preços.
Lá, a inflação, medida pelo Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE), subiu mais uma vez e acumulou alta de 6,8% nos 12 meses encerrados em junho. O valor é o maior desde 1982 e fica levemente abaixo da taxa de 6,9%, registrada em janeiro daquele ano.
Outro exemplo é o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que é a soma de todas as riquezas produzidas por um país, que registrou uma queda de 0,9% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período em 2021.
Com esse cenário, o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou o aumento a taxa de juros do país em 0,75 ponto percentual. É a quarta alta deste ano. A autoridade monetária tem dados indícios que pode fazer nova revisão para cima em setembro.