Banco Central lançará o Pix Automático em 4 de junho; saiba mais
Pix Automático permitirá a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados, como já ocorre no débito automático
atualizado
Compartilhar notícia

O Banco Central (BC) realiza, às 9h30 da próxima quarta-feira (4/6), evento de lançamento do Pix Automático, em São Paulo (SP). A nova funcionalidade do sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do BC a a valer em 16 de junho.
Em desenvolvimento desde o ano ado, o novo serviço permitirá a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados, similar ao que ocorre com o débito automático.
Participam do evento o presidente do BC, Gabriel Galípolo; o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes; o diretor de Regulação, Gilneu Vivan; e o presidente da Zetta, Eduardo Lopes.
O Pix Automático
No caso do Pix Automático, quem fornece os dados para a cobrança recorrente é a empresa. Ao cliente, cabe autorizar os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação.
Essa permissão deverá ser feita por meio do aplicativo da instituição financeira ou pelo computador.
De acordo com o Banco Central, alguns dos benefícios para o usuário recebedor serão: aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
O mecanismo irá facilitar cobranças e poderá ser utilizado como forma de recebimento por empresas de diversos segmentos.
Entre elas: concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por e empresas do setor financeiro.