Dilma sobre vitória de Ainda Estou Aqui: “Honra todos os que se foram”
Para Dilma, a vitória do longa no Oscar 2025 “reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo”
atualizado
Compartilhar notícia

A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, celebrou, nesse domingo (2/3), a vitória do longa-metragem “Ainda Estou Aqui” como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 — primeiro prêmio para uma produção brasileira.
Nas redes sociais, Rousseff escreveu que a conquista “trata-se de uma vitória internacional histórica, que honra a todos os que se foram, assim como reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo”.
A ex-presidente do Brasil ressaltou o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada em 2011, durante a primeira gestão da petista (2011-2014) à frente do Planalto, para investigar crimes da ditadura. Rousseff foi presa, perseguida e torturada pelo regime militar.
“É motivo de orgulho saber que a história de Rubens Paiva e de sua família — especialmente a busca incansável de Eunice Paiva pela verdade e pela justiça — pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que criei durante meu governo para investigar os crimes da ditadura”, disse.
Ela destacou que o Oscar de Melhor Filme Internacional “é um reconhecimento da força da cultura brasileira”.
Segundo a presidente do Banco dos Brics, a “emoção é ainda maior porque a premiação celebra uma obra que presta tributo à civilização, à humanidade e aos brasileiros que sofreram com a extinção das liberdades democráticas, lutando contra a ditadura militar”.
“Uma homenagem merecida ao nosso cinema, ao diretor Walter Salles, às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ao ator Selton Mello e a toda a equipe do filme”, acrescentou.
“Meus aplausos a todos que tornaram esse filme possível”, finalizou.
Ainda Estou Aqui garante 1º Oscar do Brasil
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. No Oscar 2025, o longa-metragem foi indicado a três categorias:
- Melhor Filme Internacional (vencedor);
- Melhor Filme; e
- Melhor Atriz.
A produção levou a estatueta de Melhor Filme Internacional.
Os demais prêmios foram para a atriz Mikey Madison (Melhor Atriz) e o filme “Anora” (Melhor Filme).