body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Deputado apresenta projeto que proíbe desconto automático no INSS

O projeto de lei visa proteger aposentados e pensionistas, vítimas de um esquema de descontos indevidos nos benefícios pagos pelo INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado danilo forte déficit zero - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado danilo forte déficit zero - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Em meio ao escândalo da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) apresentou um projeto de lei que proíbe o desconto automático de valores em benefícios previdenciários.

A proposta visa proteger os beneficiários do INSS de “práticas abusivas relacionadas ao desconto automático em folha de pagamento de mensalidades destinadas a associações e entidades de aposentados”.

O PL surge como uma espécie de resposta ao esquema de descontos indevidos contra aposentados e pensionistas do INSS, denunciados em primeira mão pelo Metrópoles. A fraude provocou a demissão de integrantes do alto escalão do governo Lula (PT).


Entenda o caso revelado pelo Metrópoles

  • Em março de 2024, o Metrópoles revelou, a partir de dados obtidos por meio da Lei de o à Informação (LAI), que 29 entidades autorizadas pelo INSS a cobrar mensalidades associativas de aposentados tiveram um salto de 300% no faturamento com a cobrança, no período de um ano, enquanto respondiam a mais de 60 mil processos judiciais por descontos indevidos.
  • A reportagem analisou dezenas de processos em que as entidades foram condenadas por fraudar a filiação de aposentados que nunca tinham ouvido falar nelas e, de uma para outra, aram a sofrer descontos mensais de R$ 45 a R$ 77 em seus benefícios, antes mesmo de o pagamento ser feito pelo INSS em suas contas.
  • Após a reportagem, o INSS abriu procedimentos internos de investigação, e a Controladoria-Geral da União (CGU) e a PF iniciaram a apuração que resultou na Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira.
  • As reportagens também mostraram quem são os empresários por trás das entidades acusadas de fraudar filiações de aposentados para faturar milhões de reais com descontos de mensalidade. Após a publicação das matérias, o diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, foi exonerado do cargo.

No texto, o deputado sugere que “qualquer contribuição a essas associações só poderá ser feita via boleto bancário, diretamente pelo aposentado, de forma voluntária e consciente”.

Para Forte, a medida não quer impedir a atuação das entidades, mas garantir que os aposentados e pensionistas tenham “controle total” sobre os benefícios pagos e que qualquer filiação seja uma escolha legítima: “E não uma armadilha escondida em letras miúdas”.

“O segurado deve ter total controle sobre o seu benefício. Descontos só podem ser realizados com autorização expressa e comprovada”, afirmou o parlamentar.

Se aprovado, o texto exigirá manifestação clara e formal do beneficiário para qualquer desconto em folha de pagamento. O PL também estabelece punições às entidades que insistirem em práticas abusivas ou fraudulentas.

“O Brasil precisa olhar com mais atenção para quem já deu sua contribuição à sociedade. Fraudes como essas enfraquecem a confiança nas instituições e aprofundam a sensação de abandono que muitos idosos já sentem”, diz trecho da proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?