Com tradução de 3 brasileiros, livro de ex-ministro da Suprema Corte dos EUA será lançado no STF
Gabriel Teixeira, Gustavo Vaughn e Georges Abboud são os tradutores do livro escrito por Stephen Breyer
atualizado
Compartilhar notícia

Stephen Breyer (foto em destaque), ex-ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos, é o autor do livro A Autoridade da Suprema Corte e o Perigo da Política, cujo prefácio na versão brasileira é assinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
No Brasil, a obra será lançada nesta quarta-feira (2/4), durante cerimônia na Biblioteca do Supremo, a partir das 18h. A publicação é da editora Migalhas, com apoio do Congresso em Foco.
Ao explorar a relação entre a política e a Suprema Corte norte-americana, o livro de Breyer oferece uma reflexão sobre os desafios da instância máxima do Judiciário dos EUA em um cenário de polarização política, bem como sobre os perigos que o ameaçam.
A tradução para o Brasil ficou a cargo de Gabriel Teixeira, coordenador do site Migalhas para Estudantes; Gustavo Vaughn, sócio da Cesar Asfor Rocha Advogados; e Georges Abboud, professor de direito constitucional no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-DF).

“Este livro contém um pouco da história do direito norte-americano, a construção de uma atmosfera de grande respeito à sua atuação, as desconfianças de tempos mais recentes, bem como algumas sugestões para minimizar conflitos e percepções negativas”, escreve Barroso no prefácio.
Segundo o presidente do STF, a obra oferece uma análise profunda sobre o papel do Judiciário em democracias contemporâneas. “As instituições democráticas, entre elas as Supremas Cortes, devem ser apreciadas em seu conjunto, mesmo quando, eventualmente, não se goste de um ou outro resultado”, ressalta.
“Boa forma física e intelectual”
Stephen Gerald Breyer, 86 anos, foi ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos por mais de 28 anos. Assumiu o cargo por nomeação do então presidente Bill Clinton, em 1994, e aposentou-se em 2022, “ainda em boa forma física e intelectual”, segundo o prefácio do ministro Barroso.
Atualmente, Breyer ocupa a cadeira de professor de direito istrativo em Harvard.
Serviço:
- Lançamento: A Autoridade da Suprema Corte e o Perigo da Política
- Autor: Stephen Breyer
- Local: Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF) – Praça dos Três Poderes, Edifício Anexo II-A, 1º andar
- Dia e horário: 2 de abril, a partir das 18h