body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Com Lula, Motta e Alcolumbre reiteram prioridade para PEC da Segurança

Lula entregou PEC da Segurança aos presidentes do Congresso Nacional em cerimônia no Palácio do Planalto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente Lula (PT), ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente.
1 de 1 O presidente Lula (PT), ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente. - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados; e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal; participaram de cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para entrega da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Ambos ressaltaram que a proposta, prioritária para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, terá prioridade no Congresso Nacional.

Motta destacou que a PEC já será levada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e que já conversou com o presidente do colegiado, Paulo Azi (União-BA). “Não há uma pauta hoje que a sociedade hoje grite mais do que a segurança pública, o governo acerta quando manda a PEC ao Congresso”, ressaltou.

Alcolumbre destacou a importância de uma construção junto ao Congresso Nacional e elogiou a relação com o governo federal. “Eu e o presidente Motta estamos ladeados com essa agenda porque é agenda de país, nós nos comprometemos a defender os brasileiros”, pontuou.

“Parabéns pela coragem, porque talvez fosse muito mais cômodo para o governo federal se ausentar de um debate altamente complexo, diante de uma sociedade que também está dividida e, como disse o presidente Hugo Motta, tomada pela criminalidade”, afirmou o senador.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também estavam presentes, assim como os líderes do governo: Jaques Wagner (PT-BA), do Senado; José Guimarães (PT-CE), da Câmara; e Randolfe Rodrigues (PT-AP), do Congresso Nacional.


Entenda a PEC

  • O texto propõe constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e definir a responsabilidade da União sobre a matéria.
  • A proposta enfrenta resistência dos governadores, que veem tentativa de interferência nas atribuições dos estados.
  • Atualmente, a gestão da segurança pública compete aos estados. Em janeiro, o governo fez uma alteração no texto para afastar a possibilidade de ingerência.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?