body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Com aval de Motta, Câmara avança para aumentar número de deputados

Câmara precisará redistribuir vagas de deputados levando em consideração a população de cada estado atualmente; distribuição atual é de 1993

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Imagem colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Um requerimento de urgência para a proposta de redistribuir o número de deputados de cada estado e do DF foi pautado na Câmara para a próxima semana. Líderes partidários apontam que a ideia do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e da cúpula parlamentar é ligeiramente diferente: ao invés de transferir vagas entre entidades da federação a partir do critério de perda e ganho de população, o Congresso criará novos postos de legisladores. Hoje há 513 deputados federais.

A decisão foi acordada na reunião do colégio de líderes da Câmara desta quarta-feira (30/4), mas a ideia de criar vagas de deputados nasceu sob a presidência de Arthur Lira (PP-AL). Foi em agosto de 2023, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 30/6 de 2025 o prazo para o Congresso Nacional editar lei complementar para revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada unidade da federação.

Pelo cálculo preliminar, Pará e Santa Catarina ganhariam quatro deputados cada um. O Amazonas ganharia dois, enquanto Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam um cada. Na lista dos que perderiam representação, estão Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, estado de Hugo Motta.

A redistribuição foi determinada pelo STF no âmbito de uma ação movida pelo governo do Pará. A atual distribuição dos 513 deputados federais foi estabelecida em 1993, por uma lei complementar. O estado paraense argumentou que teria direito à representação parlamentar de mais quatro deputados desde 2010.

Com base na Constituição, “o número total de deputados, bem como a representação por estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

Ou seja, como a Constituição ao mesmo tempo que vincula a distribuição de vagas ao critério populacional, também empodera a Câmara para determinar o número total de deputados, a cúpula da Casa viu oportunidade de não cortar na própria carne. As bancadas que ganhariam mais representantes, principalmente do eixo Sul, resistem à manobra, por entender que seu ganho de representação seria limitado caso os demais estados não percam.

O mérito do projeto de redistribuição de deputados não deve ser discutido na próxima semana. O que está em pauta é o requerimento de urgência, que permitiria à Câmara analisar a proposta diretamente em plenário, sem ar por comissões. A discussão se a Casa vai criar novas vagas ou transferir as atuais deve se estender até o fim até maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?