body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Caiado diz que Bolsonaro, réu no STF, não é carta fora do baralho

Pré-candidato à Presidência pela direita, Caiado estava em Brasília, mas não acompanhou o julgamento que tornou Bolsonaro réu no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro -- Metrópoles
1 de 1 Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro -- Metrópoles - Foto: Reprodução

Governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União) afirmou ao Metrópoles que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pode ser considerado carta fora do baralho para a eleição de 2026.

Nesta quarta-feira (26/3), o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o ex-mandatário e mais sete aliados réus por suposta tentativa de golpe de Estado.

“Espero que seja dado a ele todo o trâmite normal para se julgar, com direito à defesa, de apresentar todas as testemunhas e ver qual será o resultado final. De maneira alguma faço esse juízo de valor [que Bolsonaro está fora do jogo em 2026], até porque Lula é presidente da República”, afirmou Caiado.

Ele faz referência ao fato de o petista ser preso em 2018, solto em 2019, ter condenações anuladas em 2022 e vencer a eleição de 2022.

O governador de Goiás está em Brasília para participar do Fórum de Segurança Pública. Enquanto o STF finalizava a votação que tornou Bolsonaro réu, Caiado discursou em uma palestra do evento, organizado pelo PP, do senador Ciro Nogueira.

O União, partido do pré-candidato, negocia com o Progressistas uma federação, para formar um megapartido do Centrão até a próxima eleição.

Caiado lançará oficialmente a sua pré-candidatura em 4 de abril em Salvador (BA). A ideia é que ele faça agendas pelo Brasil neste ano, para consolidar o nome como opção da direita para 2026.

No entanto, Jair Bolsonaro não tem demonstrado apoio à iniciativa. O ex-presidente tem repetido que será o candidato no próximo ano, acreditando que reverterá a inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro réu

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF tornou réus Jair Bolsonaro e outros sete aliados. Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes aceitou na íntegra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, sendo referendado pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Os investigados foram denunciados por participar de uma suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022 e evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia começou a ser analisada na terça-feira (25/3), e a sessão foi retomada nesta quarta. Com a denúncia aceita, inicia-se a fase de instrução processual, com a coleta dos depoimentos de testemunhas e acusados, bem como a apresentação de provas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?