body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsonaro sobre combustíveis: governo só agirá se preço disparar

Após os EUA matarem o general iraniano Quassim Suleimani, o presidente brasileiro avalia que não terá como evitar alta nos postos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. Metrópoles
Postos-de-gasolina-1
1 de 1 Postos-de-gasolina-1 - Foto: André Borges/Esp. Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse nesta sexta-feira (03/01/2020) que o governo federal não pretende interferir nos preços dos combustíveis estipulados pela Petrobras, mesmo se houver uma alta na gasolina, no etanol e no diesel. O chefe do Executivo federal afirmou, porém, que a ideia é esperar o comportamento, nos próximos dias, dos preços do petróleo no mercado internacional – e não descarta agir em caso de disparada no valor. O preço do produto saltou 2,6% nas primeiras horas depois do assassinato do general iraniano Quassim Suleimani, na noite de quinta (02/01/2020), em ataque aéreo assumido pelos Estados Unidos.

“Se houver aumento, tem que tomar providência. Eu converso com o [ministro de Minas e Energia] almirante Bento, com o presidente da Petrobras [Roberto Castello Branco], e com [o titular da Economia], Paulo Guedes. Mas temos uma linha de não interferir e buscar soluções”, disse Bolsonaro a jornalistas, na saída do hospital DF Star, onde a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, está internada.

Bolsonaro afirmou, ainda, que pode “apelar” para os governadores. “Vamos supor que aumente em 20% o preço do petróleo. Vai aumentar em 20% o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Não dá pra eles cederem também? Por que todo mundo perde quando mexe em combustível, toda nossa economia é afetada”, completou.

O presidente conversou nesta tarde com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Heleno, e com Castello Branco para traçarem uma estratégia caso haja aumento nos preços do combustível durante a crise entre os Estados Unidos e o Irã. O aumento no valor do barril do Petróleo, segundo Bolsonaro, é sua “maior preocupação”.

A Petrobras emitiu uma nota oficial confirmando que espera o desenrolar dos fatos nos próximos dias antes de definir eventuais aumentos dos preços dos combustíveis. Leia:

“A Petrobras, informa que, em função dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, segue com o processo de monitoramento do mercado internacional.
A companhia ressalta que, de acordo com suas práticas de precificação vigentes, não há periodicidade pré-definida para a aplicação de reajustes. A empresa seguirá acompanhando o mercado e decidirá oportunamente sobre os próximos ajustes nos preços”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?