body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Marcos Pontes, após crítica de Bolsonaro: “Arrogância fecha portas”

Senador Marcos Pontes (PL-SP) lançou candidatura para presidência do Senado, mesmo sem o apoio do partido

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carolina Antunes/PR
Foto colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Marcos Pontes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Marcos Pontes - Metrópoles - Foto: Carolina Antunes/PR

O senador Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência do governo de Jair Bolsonaro (PL), rebateu o ex-presidente após ele criticar a candidatura de Pontes à presidência do Senado.

Em outubro, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), anunciou apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para presidência da Casa Legislativa. Marinho chegou a afirmar, na época, que conversaria com Pontes sobre a disputa.

O que aconteceu:

  • Senador Marcos Pontes (PL-SP) lançou candidatura à presidência do Senado, mesmo sem o apoio do PL;
  • Jair Bolsonaro disse que Pontes não tem chances de vencer e que a candidatura dele atrapalha a articulação política do partido;
  • Em outubro, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, declarou apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado;
  • A eleição para definir o sucessor de Rodrigo Pacheco está marcada para 1º de fevereiro.

Jair Bolsonaro disse, em entrevista a AuriVerde Brasil na segunda-feira (20/1), que Marcos Pontes não tinha chance de vencer a eleição para presidência do Senado e que a candidatura do ex-ministro atrapalha a articulação política do partido dentro da Casa Legislativa.

“Marcos Pontes, que está disputando a presidência, boa sorte a você, tá? Boa sorte a você, mas eu lamento você estar nessa situação porque você sabe que não tem como ganhar. O voto é secreto. Se nós embarcarmos na sua candidatura, que eu acho muito melhor do que muitas outras por aí, nós vamos ficar sem comissões”, afirmou o ex-presidente.

2 imagens
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna que pretende participar dos atos pelo impeachment de Lula
1 de 2

O senador Marcos Pontes (PL-SP), conhecido como "astronauta", é candidato independente à presidência do Senado.

Waldemir Barreto/Agência Senado
2 de 2

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna que pretende participar dos atos pelo impeachment de Lula

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Sem citar o ex-presidente, Marcos Pontes publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (21/1) em que reitera a candidatura à presidência do Senado. A eleição para escolha do senador que irá substituir Rodrigo Pacheco (PSD-MG) está marcada para 1º de fevereiro.

“Pensamento do dia! A arrogância pode fechar portas, mas a humildade sempre abrirá as janelas da sabedoria para novos horizontes. Pense, viva e aprenda! Grande abraço espacial”, escreveu o ex-ministro da Ciência.

Davi Alcolumbre presidiu o Senado de 2019 a 2021 e pretende retornar ao cargo para o biênio de 2025 e 2026.

Na última eleição para Mesa Diretora, em meio à campanha de reeleição de Pacheco para presidência do Senado, o PL lançou a candidatura do senador Rogério Marinho para tentar o comando da Casa. No entanto, a aposta não teve sucesso, e o senador foi reconduzido ao cargo com 49 votos.

Por não ter apoiado a candidatura de Pacheco, o PL ficou de fora da Mesa Diretora e também foi preterido para escolha dos novos presidentes das comissões temáticas do Senado.

Dessa forma, o PL se adiantou e decidiu apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre para presidência do Senado.

“A oposição foi completamente deixada de lado, então nós precisamos restabelecer esse processo que sempre foi natural na Casa, de respeito à proporcionalidade das bancadas, e esse foi o entendimento da grande maioria dos que estavam participando da decisão”, disse Marinho ao anunciar o apoio a candidatura de Alcolumbre, em outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?