Anvisa exige recolhimento de autotestes de Covid em mais 3 farmácias
Apesar de ter regularizado o uso dos autotestes de Covid, a Anvisa ainda não autorizou nenhuma empresa a realizar venda dos produtos
atualizado
Compartilhar notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (31/1), o recolhimento de autotestes de Covid-19 em mais três redes de farmácias brasileiras.
Na última semana, a agência já havia exigido a suspensão da venda, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de dois autoexames de Covid no Brasil.
Um deles é o teste meuDNA PCR-LAMP, fabricado pela empresa Mendelics. Na última semana, a Anvisa havia cancelado a venda do produto na farmácia Pague Menos. Agora, a venda do exame também foi proibida nas redes Raia Drogasil, Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco.
Apesar de ter regularizado o uso dos autotestes de Covid na última sexta-feira (28/1), a Anvisa ainda não autorizou nenhuma empresa a realizar a venda dos produtos em território nacional. Para que a comercialização seja autorizada, é necessário que cada farmacêutica solicite registro junto à agência reguladora.
Além da suspensão do produto meuDNA PCR-Lamp, na terça-feira (25/1), foi determinada a suspensão da comercialização do Autoteste Covid-19 Isa Lab, que não tem registro na Anvisa e é comercializado pela Albor Diagnósticos Laboratoriais, empresa não regularizada.
Entenda como funciona o autoteste para detectar Covid