body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ala de Marina Silva é derrotada e fica novamente sem o comando da Rede

Alas ligadas a Marina Silva e Heloísa Helena se enfrentaram na eleição interna da Rede, que definiu Paulo Lamac como novo presidente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/MF
Imagem colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/MF

A ala da Rede Sustentabilidade ligada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi derrotada e ficou novamente de fora do comando do partido. A sigla, fundada em 2015 pela ambientalista, elegeu neste domingo (13/4) Paulo Lamac como novo presidente. Ele é secretário municipal de Relações Institucionais de Belo Horizonte (MG) e ligado à atual dirigente da sigla, Heloísa Helena.

Na votação realizada num congresso partidário em Brasília (DF), a chapa “Rede Pela Base”, encabeçada por Paulo Lamac, foi eleita com 216 votos, o que representa 73,5% do total de delegados. A chapa “Rede Vive”, liderada pelo coordenador nacional de Organização do partido, Giovani Mockus, recebeu 78 votos, 26,5% do total. O segundo grupo é ligado a Marina Silva.

Como mostrou o Metrópoles, a corrida pelo comando da Rede gerou brigas na Justiça entre os aliados de Heloísa Helena e de Marina Silva. O grupo ligado à ministra apontou falhas no processo de eleição dos delegados estaduais do partido, que são os líderes aptos a votar para a presidência da sigla. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) chegou a suspender o Congresso da legenda, mas posteriormente reviu a decisão.

5 imagens
Giovani Mockus e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade.
Marina Silva participa de evento nos EUA
Heloísa Helena, presidente da Rede: grupo fala em "chantagem"
Ex-aliadas, Marina Silva e Heloísa Helena estão em grupos antagônicos na Rede
1 de 5

Heloísa Helena e Paulo Lamac, novo presidente da Rede Sustentabilidade.

Divulgação
2 de 5

Giovani Mockus e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade.

Instagram
3 de 5

Marina Silva participa de evento nos EUA

Diogo Zacarias/MF
4 de 5

Heloísa Helena, presidente da Rede: grupo fala em "chantagem"

Rede Sustentabilidade
5 de 5

Ex-aliadas, Marina Silva e Heloísa Helena estão em grupos antagônicos na Rede

Reprodução/Redes Sociais

Na ocasião, a Rede alegou que o processo cumpriu as regras previstas no estatuto e argumentando que “já foram investidos aproximadamente R$ 1,2 milhão de reais, oriundos do Fundo Partidário, na realização de todo o processo eleitoral”. O partido citou “emissão de agens e hospedagens como um dos custos do evento, realizado em Brasília.

As duas alas não se entendiam sobre a validade dos delegados escolhidos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. A Justiça entendeu que os votos dos representantes desses estados devem ser computados subjudice.

Ao final do processo de eleição interna para a direção nacional da Rede, Iaraci Dias, representante da ala de Marina Silva, também ficou com cargo. A medida, segundo o partido, acontece para cumprir “a premissa de direção compartilhada entre um homem e uma mulher”.

“A realização do Congresso reforça a legalidade e a transparência do processo de eleição da nova composição do Elo Nacional da Rede, conduzido de forma intensa, ampla e democrática”, completou a sigla. A ministra também falou durante o evento. “Democracia é isso: temos que discutir. A Rede é um ecossistema, tem lugar para todo mundo. Por isso, lutamos tanto para criar a Rede”, comentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?