body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – O brasileiro está satisfeito com a situação do país

Bons tempos, hein Lula?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Brito
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Orlando Brito

O dado mais relevante da 74a. rodada de pesquisa Sensus/Confederação Nacional do Trabalho é este: o índice de satisfação do brasileiro com a situação do país atingiu 52,95% – o mais alto desde que Lula tomou posse em janeiro de 2002. E também o mais alto das 74 pesquisas realizadas pela Sensus desde setembro de 1998.

Em janeiro de 2003, o índice de satisfação era de 53,8%. Tal percentual era influenciado pela expectativa dos brasileiros com relação ao governo que começava ali. Os 52,95% de agora refletem a real satisfação dos brasileiros.

Segundo a pesquisa, Lula continua garantindo a reeleição no primeiro turno. A disputa mais acirrada seria com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB): Lula venceria com 44,4% a 18,3%. Esse é o único cenário em que um candidato do PSDB fica em segundo lugar.

Na mesma simulação, o secretário de governo do Rio, Anthony Garotinho, tem 12,4%; e o prefeito do Rio, Cesar Maia, 5,4%. No cenário que inclui o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula aparece com 45,4%; Garotinho, com 13,8%; FHC, com 13,2%; e César Maia, com 7%.

A pesquisa também inclui outros três cenários, com os governadores do PSDB Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG) e o senador Tasso Jereissati (CE). Na primeira simulação, Lula teria 45,2%; Garotinho, 14,3%; Alckmin 12,9%; e César Maia, 6,4%. Em outro, Lula teria 46,5%; Garotinho, 14,3%; Aécio, 11,1%; e César Maia, 6,6%. No último cenário, Lula teria 45,4%; Garotinho, 15,9%; Tasso 8,2%; e César Maia, 7,3%.

A simulação de segundo turno mostra Lula com 52%, contra 29,95 de Serra. O presidente seria reeleito com 56,8% na disputa com FHC, que teria 22,9%. Contra Alckmin, a vitória seria de 57,2% contra 21,4%.

 

(Publicado em 22 de fevereiro de 2005)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?