body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – Boas e más lembranças da Semana Santa

Das procissões ao feijão de coco com bolinho de bacalhau

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schimidt/Metrópoles
Foto colorida da encenação da paixão de Jesus
1 de 1 Foto colorida da encenação da paixão de Jesus - Foto: Vinícius Schimidt/Metrópoles

Tem alguém aqui com idade suficiente para ter assistido Marcelino, Pão e Vinho, do diretor húngaro Ladislao Vadja? E com memória para recordar o enredo do filme? Eu recordo da primeira à última cena.

Rodado na Espanha e lançado em 1954, conta a história de uma criança abandonada na porta de um convento e criada por 12 frades.

Um dia, Marcelino oferece pão e vinho a uma gigantesca imagem de Jesus crucificado. E aí se dá o milagre: Jesus ganha vida, aceita a oferta e começa a conversar com o menino. Até desprende uma das mãos para afagá-lo.

Eu tinha menos de 10 anos quando assisti ao filme no Recife. E fiquei paralisado de medo.

Havia uma imagem semelhante àquela na capela do Hospital Português onde eu costumava ir à missa levado por tia Zezinha. Ela queria que eu fosse padre. Eu dizia que seria padre.

E se o Jesus crucificado do Hospital Português um dia falasse comigo? E se ele tentasse ar a mão na minha cabeça? Na dúvida, depois do filme jamais encarei o Jesus da capela do hospital.

Outro dia, aproveitei uma agem por Recife e fui vê-lo. Está no mesmo lugar. Mas ainda me mete um pouco de medo.

Tem um outro Jesus que não faço a menor questão de rever. É grande como o do filme e o da capela do hospital. Mas é muito mais apavorante.

Saía duas vezes em menos de uma semana pelas ruas do centro do Recife. Carregava uma cruz pesada. Vestia um hábito roxo. Sangrava abundantemente. E tinha cabelos de verdade – uma peruca, renovada de tempos em tempos.

Alguns dias antes da Semana Santa, saía da Concatedral da Madre de Deus para a Matriz de Santo Antônio. No meio do caminho se encontrava com Nossa Senhora.

Na Sexta-Feira da Paixão, fazia o caminho de volta acompanhado por uma multidão em silêncio. Ouvia- se apenas o som da matraca.

A única boa lembrança que tenho da Semana Santa é o feijão-de-coco com bolinho de bacalhau servido por minha avó, Doralice. Minha mãe aprendeu a fazer com ela – e minha mulher com minha mãe. Comi hoje, comerei amanhã e depois de amanhã.

Prometo que farei jejum a partir da próxima segunda-feira.

 

(Publicado aqui em 26 de março de 2005)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?