body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo se divide sobre alteração do artigo 142 da Constituição

STF rejeitou hipótese de poder moderador das Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Lula e general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva
1 de 1 Presidente Lula e general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Enquanto o Supremo Tribunal Federal rejeitou a tese de poder moderador das Forças Armadas, o governo Lula (PT) se divide entre comprar briga com os militares ou deixar como está o artigo 142 da Constituição Federal.

Há quem diga que o STF já decidiu pelo governo ao rechaçar a possibilidade de o artigo 142 tratar de um quarto poder da República. Outros dizem que o momento é ideal para destravar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para mudar o texto.

Os deputados Alencar Santana (PT-SP) e Carlos Zarattini (PT-SP) são autores da proposta para revisar o artigo e deixar explícito que a interpretação, muito difundida pelo jurista Ives Gandra Martins, é equivocada.

Os congressistas também defendem uma revisão e até uma anulação total da GLO (Garantia de Lei e da Ordem) e uma proibição de que militares se envolvam na política de qualquer forma.

Por outro lado, líderes do governo no Senado, como Jaques Wagner (PT-BA), defendem que não há necessidade de reescrever o artigo e melindrar os militares, que estão pacificados, por ora.

O próprio Lula defende uma revisão, mas em apenas em um dos trechos. O presidente apoia uma mudança no texto em que diz que as Forças Armadas “garantem os poderes constitucionais”. Para Lula, isso já seria o bastante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?