body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ilegal, imoral e indecoroso (por Mirian Guaraciaba)

Projeto da anistia para golpistas e vândalos não tem respaldo na Constituição, crimes são inafiançáveis e imprescritíveis  

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
Apoiadores e políticos de Jair Bolsonaro participaram do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a anistia dos presos pelos ataques ao Três Poderes no dia 8 de janeiro – Metrópoles 4
1 de 1 Apoiadores e políticos de Jair Bolsonaro participaram do ato na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a anistia dos presos pelos ataques ao Três Poderes no dia 8 de janeiro – Metrópoles 4 - Foto: DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka

Até a hérnia incisional de Bolsonaro sabe que o PL da Anistia, apresentado pela direita, visa livrá-lo da cadeia, acusado de tentativa de golpe de estado e ameaças à vida de Lula, Alexandre de Moraes e Alckmin. Os deputados que o propam não estão nem aí para os quase 2 mil baderneiros e terroristas presos por depredarem o patrimônio público em 8 de janeiro de 2023 – a maioria já investigada pelo STF, 371 condenados, 527 livres graças a acordos itindo a prática de crimes considerados menos graves.

É claríssimo o foco em Bolsonaro, duas vezes inelegível. Ele está pessoalmente empenhado em sua aprovação. Nessa segunda, 14, o pastor evangélico e líder do PL Sóstenes Cavalcanti protocolou pedido de urgência para a votação do projeto. Havia 1100 pedidos de urgência. Como não está preocupado com os meliantes que atentaram contra a democracia, Sóstenes quis encurralar quem assinou a petição e poderia voltar atrás – segundo o pastor, por pressão do governo. “Agora está registrado e público. Ninguém será pego de surpresa”.

Das 262 s (cinco a mais que o necessário) nada menos que 147 pertencem a deputados da base do governo. Sóstenes quer impedir um possível recuo. Gleisi está se esforçando no sentido oposto. O governo conta com uma aparente boa vontade do presidente da Câmara, Hugo Motta. De férias, Motta disse que o PL da anistia não é prioridade para o Parlamento.

Seja da forma que for, o caminho adotado pelos bolsonaristas é mais um atentado contra o estado de direito, dizem juristas. Está escrito na Constituição: crimes inafiançáveis e imprescritíveis não são íveis de perdão. Não há possibilidade – ao que se entende – do projeto transformado em lei ser considerado pelo Supremo no julgamento dos réus de 8 de janeiro e de tentativa de golpe de estado.

Há opiniões indiscutíveis sobre essa questão. Em artigo preciso, explicando ponto a ponto porque o projeto é inconstitucional, o respeitado jurista Celso de Mello, ex-ministro do STF, escreveu ao ICL Notícias: “Conceder anistia a quem perverte a democracia e subverte o Estado de Direito traduz ato que afronta e dessacraliza, uma vez mais, a soberana autoridade da Constituição da República”. Ao que se sabe, a maioria dos 11 membros do STF endossa a tese de Celso Mello. Assim seja.

HORROR DE POBRE

Enquanto 262 deputados estão preocupados em ressuscitar Bolsonaro com um perdão ardiloso, o Brasil espera que o Congresso faça justiça com 180 milhões de trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês, aprovando projeto de isenção do IR. Fernando Haddad defende a medida com disposição, e toda vez que o vejo falando sobre o assunto, penso que o Brasil ainda pode dar certo. “Essa medida não é populista, e não desequilibrará as contas públicas. O projeto prevê cobrar de quem ganha mais de um milhão por ano e hoje não paga nada de IR. O Brasil, repete à exaustão, está hoje entre os 10 países mais injustos do mundo em distribuição de renda”.

HISTÓRIA MAL CONTADA

Tudo o que se refere a Bolsonaro, desde a suspeita facada de 2018, até sua sétima cirurgia, em Brasilia, nesse domingo, 13, traz mais dúvidas do que certezas. As informações nunca são completas, tem pouca credibilidade, mas é bom vê-lo prontamente atendido, cercado pela família. Fica forte, Capitão, para ar, em breve, um bom tempo de retiro na Papuda.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?