body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

HÁ VINTE ANOS – Pegando no pé de Fernando Henrique Cardoso

Confissão de uma leviandade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FHC
1 de 1 FHC - Foto: null

Por tudo ou por nada, pega-se no pé de Lula. Digo isso à vontade porque eu mesmo pego. Creio que o jornalista deve ser honesto e impiedoso. Ou pelo menos se esforçar por ser honesto e impiedoso. Faz parte do seu serviço pegar no pé dos poderosos.

No pé do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pega-se pouco. Talvez porque ele seja ex-presidente e, como tal, não mande mais. Mas ele faz questão de não sair de cena. Por isso, o pé dele se oferece para ser pego por quem quiser. Vou pegar.

Outro dia ele fez uma afirmação escandalosa registrada com parcimônia pelos jornais e que não provocou maior debate. Ele disse, a propósito do decreto que assinou reforçando o sigilo em torno dos documentos sobre a repressão na época da ditadura militar:

– Assinei o decreto sem medir as consequências. Se ele (Lula) achar que deve abrir os arquivos, ele muda na hora. Ele pode mudar o decreto quando quiser.

Temos aí a confissão de uma leviandade, para dizer o mínimo.Como presidente da República, a poucos dias do fim do seu governo, FHC assinou um decreto “sem medir as consequências”.Terá sido o único? E logo um decreto que garante para sempre a confidencialidade em torno de documentos que interessam a todo mundo e, em especial, a centenas de famílias cujos parentes desapareceram ou foram mortos.

Por que FHC, sempre tão criterioso, procedeu assim? A quem atendeu quando assinou decreto que agora ele diz que pode ser facilmente alterado – basta que Lula queira? Se para Lula é tão fácil mudar o decreto, por que para FHC foi impossível não ?

 

(Publicado aqui em 9 de dezembro de 2004)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?