body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Casa Branca vira uma concessionária Tesla (Por Iker Seisdedos)

Tudo para Trump apoiar Musk. O presidente compra um dos carros elétricos da empresa, enquanto muitos proprietários se livram deles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Trump beijando os pés de Musk - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Trump beijando os pés de Musk - Metrópoles - Foto: Reprodução

Foi outra encenação difícil de acreditar e ainda mais difícil de esquecer. Donald Trump transformou o gramado sul da Casa Branca no cenário de um anúncio dos carros Tesla na terça-feira, de propriedade do homem mais rico do mundo e seu colaborador mais próximo, Elon Musk. O presidente dos EUA e seu Primeiro Amigo posaram esta tarde em frente a uma fileira de cinco veículos elétricos da empresa (quatro utilitários e uma daquelas caminhonetes em ângulo reto) em um evento para a imprensa onde Trump queria mostrar seu apoio ao empresário em vista da queda vertiginosa do preço das ações de sua empresa e da campanha difamatória que sua entrada na política desencadeou.

Trump anunciou que ficaria com um deles, um Model S, pelo qual, segundo ele, pagaria o preço integral (a partir de US$ 79.900, de acordo com o site da Tesla). Ele o comprará “sem nenhum desconto”, acrescentou, antes de posar para fotógrafos ao volante de um carro vermelho e ouvir de Musk que era “tão fácil de dirigir quanto um carrinho de golfe”. Trump também detalhou, como se fosse um comercial da Tesla, os preços de cada modelo e as parcelas mensais disponíveis para compras a prazo.

Não havia nada de incomum no que aconteceu, nem o apoio público de um presidente a uma empresa privada, com as questões éticas que tal gesto levanta. A Casa Branca se recusou a abordar essas preocupações quando questionada por repórteres, talvez porque, como anunciou o comprador, que disse ter pago com cheque, o veículo permanecerá no local para uso de seus funcionários.

As vendas da Tesla despencaram nas últimas semanas em resposta a Musk, que também é dono da SpaceX e da rede social X, liderando o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Seu mandato é simplificar a istração, e ele já demitiu dezenas de milhares de funcionários e congelou bilhões de dólares em programas públicos. A cruzada desencadeou protestos, proprietários furiosos de Tesla abandonando seus carros e ataques a veículos elétricos e estações de carregamento. Os números da empresa caíram não apenas nos Estados Unidos, mas também na Europa, China e Austrália.

“Acho que ele foi tratado de forma muito injusta por um grupo muito pequeno de pessoas, e só quero que as pessoas saibam que ele não pode ser penalizado por ser um patriota, e ele é um grande patriota, e fez um trabalho incrível com a Tesla”, disse Trump sobre Musk no gramado da Casa Branca. O evento, que foi convenientemente transmitido pela X, também contou com a presença do filho de quatro anos do empresário, com quem ele costuma desfilar por Washington, dos corredores do Capitólio ao Salão Oval.

A compra da Tesla alimenta ainda mais a crítica daqueles que criticam os potenciais conflitos de interesse que Musk pode estar enfrentando, já que ele mantém contratos lucrativos com o governo, que ele está trabalhando para desmantelar internamente.

Trump anunciou sua intenção de comprar o carro na terça-feira em sua plataforma de mídia social, Truth, pouco depois da meia-noite. A ideia era “mostrar [sua] confiança e apoio a Elon Musk, um verdadeiro grande americano”, escreveu ele. Não está claro quando ele terá a chance de dirigir seu novo brinquedo . Por razões de segurança, os presidentes dos EUA são obrigados a viajar na The Beast, a limusine presidencial, e os moradores de Washington estão acostumados a vê-la circulando pela cidade, protegida na frente e atrás por um enxame de veículos pretos de alta potência que am rapidamente pelas ruas antes bloqueadas.

 

(Transcrito do El País)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?