body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A faca e a manteiga (Por Miguel Esteves Cardoso)

A verdade é que o velho do Restelo continua mais vivo entre as gentes do que muitos dos jovens cantados por Camões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Pixabay
Imagem das mãos de um idoso segurando uma bengala; a mão esquerda tem uma aliança de ouro - Metrópoles
1 de 1 Imagem das mãos de um idoso segurando uma bengala; a mão esquerda tem uma aliança de ouro - Metrópoles - Foto: Pexels/Pixabay

As pessoas que viveram muitos anos, à força de terem ado 16 horas por dia a sentir e presenciar coisas que deixam marca, têm o “saber só d’ experiências feito” que os navegantes d’ Os Lusíadas logo atribuíram ao velho do Restelo que “ficava nas praias, entre a gente”.

Se o saber é só feito de experiências, é de presumir que o velho nunca tenha lido um livro. E, no entanto, falava quase tão bem como escrevia Camões: “Ó glória de mandar, ó vã cobiça/Desta vaidade a quem chamamos Fama!”

Os descobridores ficaram famosos, os Lusíadas ficaram famosos e, graças a Camões, o tal velho do Restelo também ficou famoso.

Quem era o velho? Era Camões? Somos nós? É toda a gente que acha mal arriscar a vida por um sonho?

A verdade é que o velho do Restelo continua mais vivo entre as gentes do que muitos dos jovens cantados por Camões.

É o que o velho era, como todos os velhos, a não ser aqueles com a bactéria que come tudo o que aprendem, erudito em vida.

O velho de Camões não era sábio apesar de velho. Era sábio por ser velho. Só hoje é que “um velho sábio” é visto como uma contradição interessante.

Que têm os velhos para ensinar aos novos? Aquilo que ainda não sabem, na esperança de encurtar caminho e poupar desperdícios e vexames: atalhos.

Padecer de insegurança é sofrer e perder tempo. A insegurança é para esconder dos outros, na esperança que também se esconda de nós.

A lata é tua amiga. Cultiva-a. Torna-a engraçada. Se a tua lata tiver graça será mais facilmente desculpada.

A vida é manteiga. Tu és a faca. A vida é gorda. A vida é luxuosa. A vida sabe bem. Mas tu tens de ser a faca que entra por ela e espalha-a conforme te apetecer.

A lata é a tua faca. A insegurança é o pão: cobre-a de manteiga, que ela desaparece.

O pão é mais importante do que a manteiga, mas foi feito para ela.

De resto, tudo é muito mais fácil do que parece. E quase tudo é uma questão de tempo.

O que é preciso é prática. E paciência.

O talento é só um acelerador.

 

(Transcrito do PÚBLICO)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?