[{ "selector": ".aganp-a", "duration": "1000ms", "fill": "forwards", "delay": "0ms", "keyframes": [ {"offset": 0, "opacity": 0, "visibility" :"visible"}, {"offset": 1, "opacity": "1", "visibility" :"visible"} ] }]

Especialistas apontam, porém, que a inclusão de alguns destes produtos na dieta, mais do que te fazer ganhar tempo, pode estar comprometendo sua saúde e vida a longo prazo..

“O ideal seria manter a dieta restrita a alimentos naturais ou minimamente processados. Mas sabemos que às vezes estamos em locais sem opções”, diz a nutricionista Ana Carolina Vasques.

"Mesmo neste caso, ainda há escolhas que são menos saudáveis do que outras. Um alimento com 14 aditivos químicos é pior do que o que possui só dois, por exemplo”, explica a professora da Unicamp.

5 alimentos industrializados que devem
ser evitados:

- Refrigerantes
- Salsicha e outros embutidos
- Macarrão instantâneo
- Biscoitos e gelatinas
- Sopas e temperos prontos.

Refrigerantes:

Com altas doses de açúcar ou adoçantes artificiais, além de corantes perigosos, os refrigerantes aumentam riscos de obesidade, diabetes e cáries, por comprometer o esmalte dos dentes.

Salsicha e embutidos:

Salsichas, presuntos e linguiças contêm nitritos, nitratos e excesso de sódio. Esses compostos químicos podem formar substâncias cancerígenas e comprometer a saúde cardíaca.

Macarrão Instantâneo:

Prático, porém nocivo, o miojo possui muitos aditivos químicos e uma única porção deste alimento ultraa a recomendação diária de sal que um adulto deve ingerir.

Biscoitos e gelatinas:

Esses alimentos têm grandes quantidades de açúcares, gorduras trans e corantes. Eles elevam o colesterol ruim e favorecem a resistência à insulina e o ganho de peso.

Sopas e temperos prontos:

Temperos industrializados e sopas de pacote abusam de glutamato monossódico e sódio, que podem desencadear hipertensão e enxaquecas. 

TEXTO:
Bruno Bucis

IMAGENS:
Getty Images e Storyblocks